A comunicação de massa é dirigida para uma audiência relativamente grande, heterogênea e anônima. Pode ser caracterizada como pública, rápida e
transitória.
Publicidade significa o ato de tornar público um fato (ou idéia). Meio de tornar conhecido um produto, serviço ou firma. Seu objetivo é despertar, na massa
consumidora, o desejo pela coisa anunciada, ou criar prestígio ao anunciante. Faz isso abertamente, e sob pagamento. É, sobretudo, um grande meio de
comunicação com a massa. Seu discurso deve ser ajustado ao tipo médio que constutui o grupo consumidor visado pelo anunciante. Enquanto o vendedor
pensa e age em termos de indivíduo, o publicitário trabalha em termos de massa. Sua finalidade é a de fornecer informações, desenvolver atitudes e
provocar ações benéficas aos anunciantes, geralmente para vender produtos ou serviços.
Já a Propaganda sugere a idéia de implantar, incutir uma crença na mente alheia.
Não é apenas a publicidade e a propaganda as responsáveis pela venda de um produto. Elas ajudam, motivam, estimulam a venda. Mas sem os demais
fatores ( qualidade do artigo, apresentação atraente, facilidade de distribuição, condições de preço etc.) seria insensato imaginar que só com a mensagem
publicitária se alcansasse os objetivos desejados pelo anunciante.
Anúncio: mais importante formato da publicidade. Baseia-se no conhecimento da ação humana, de suas reações, instintos, sentimentos; do saber captar a
atenção do público, a fim de criar uma peça que realmente os compreende e os interesse.
O público deve: 1 - conhecer o produto ; 2 - compreender sua utilidade, bem como reconhecer sua marca e embalagem ; 3 - Movido pela razão ou emoção,
estar convicto de sua utilidade própria ; 4 - agir à compra do produto.
Algumas definições:
A) Imaginação: representação de uma percepção anterior. Conceitos ou preconceitos intelectuais ou emotivos presentes na mentalidade do público, em
torno de um serviço, produto ou empresa.
B) Necessidade: ruptura do equilíbrio do organismo.
C) Desejo: expresssão consciente da necessidade.
Para um anúncio provocar uma reação, é preciso que se faça um apelo a uma necessidade (despertando com isso um desejo) ou excite um desejo já
manifesto no consciente, e salientar a capacidade do objeto em satisfazê-lo, demonstrando que ele excede, e bem, o sacrifício da compra.
Compramos,de fato, aquilo que nos agrada, e não o que é útil. Não compramos o que precisamos,mas o que desejamos. Os produtos valem, não por suas
qualidades intrínsecas, mas pelo prestígio ou satisfação que conferem.
O anúncio com maior efeito é aquele que contém a idéia central mais forte e a expressa de maneira simples, concisa e clara.
A campanha deve obedecer a um tema, pois assim a mensagem fica limitada,concentrada. O tema pode ser apresentado de forma direta ou indireta. Na
forma direta, o argumento é claro,sem rodeios. Já na indireta, apela-se às emoções do consumidor, desperta-se sua curiosidade para algo que possui
relação com o produto.
Na redação publicitária, o título fixa atenção, desperta o interesse e induz à leitura do texto, rapidamente. Ele se completa com as ilustrações.
O tema direto e a forma racional são mais aconselhados se o produto é de uso corrente, e é uma necessidade imprescindível do consumidor,ou se tem em si
fortes argumentos de venda, diretos e objetivos. É preferível utlizar o tema indireto com o texto emotivo se é mercadoria em que o estilo,a moda, o prestígio
(ex: perfumes, jóias) criam o desejo pelo produto.
Slogan: idéia sobre o produto,o serviço ou firma,com força de venda. Deve ser curto, eufônico, objetivo, simples, original e claro.
Approach: melhor forma de abordagem ou sedução para persuardir consumidor.
Layout: modo como dispomos o texto e as imagens na página. Serve para atrair e guiar a visão do leitor de forma adequada.
Revistas: mais seletivas que os jornais, normalmente com circulação nacional; permite melhor reprodução de anúncios, textos mais longos (target dispõe de
mais tempo). Anúncios mais interessantes em revistas:os de página dupla e com 4 cores
sexta-feira, 26 de setembro de 2008
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