quinta-feira, 11 de setembro de 2008

O Fantástico Mundo da Criação

Resenha sobre o livro – Criação sem Pistolão
Autor: Carlos Domingos
Por Bruno Flausino

É comum nos dias de hoje, haver uma grande preocupação, por parte dos estudantes de publicidade, acerca do primeiro estágio. Diante de uma demanda cada vez maior de profissionais em um mercado relativamente pequeno, é preciso muito mais do que talento para ser bem sucedido. Como se destacar no meio dessa multidão? O que é certo ou errado nas entrevistas de emprego? Como deve ser o comportamento nas Agências de Publicidade? São algumas das questões abordadas pelo escritor, Carlos Domingos no livro Criação sem Pistolão.

Com uma linguagem bastante acessível, até mesmo quando os termos mirabolantes em inglês são usados, o autor ilustra várias situações com acontecimentos históricos, frases de grandes publicitários e exposições de anúncios consagrados que auxiliam o leitor a entender um pouco sobre o mundo da publicidade bem como todas as suas nuances.

Primeiramente, deve-se enfatizar que nem sempre existiu a propaganda criativa. Porque nem sempre ela precisou ser criativa. Com o lançamento de milhares de produtos novos após a Revolução Industrial, era necessário informar a população sobre a existência dessas “novidades” e também vendê-las, para um público ávido por coisas novas. Com isso, bastava dizer para que servia o produto, e pronto: Ele era vendido sem objeção alguma.

Essa situação começou a mudar a partir do século 20. Quando os produtos deixaram de ser novidade e foram surgindo diversos concorrentes no mercado. Daí a “invenção” da propaganda criativa, que deveria garantir a preferência do consumidor, usando e abusando da criatividade nos anúncios para chamar a atenção.

Sabe-se que, atualmente, a maioria dos estagiários quer trabalhar com criação. E o autor, sabendo dessa preferência, direcionou o livro para os “criativos de plantão”, não esquecendo dos profissionais que trabalham no atendimento e dos clientes, destacando os comportamentos de cada um e a forma como precisam cooperar entre si, para o bom andamento do processo de criação

É fato que os conselhos fornecidos pelo escritor são (serão) de grande valia para a vida profissional de qualquer publicitário, mas é sabido que para ser bem sucedido, não há uma fórmula pré-estabelecida como uma receita de bolo. É necessário que, além do talento do indivíduo, haja um verdadeiro comprometimento profissional do mesmo, bem como uma incrível capacidade de querer aprender e ganhar sempre mais, sem espaço para acomodação.

Além disso, o livro traz uma série de anúncios que marcaram época na Publicidade Brasileira e Mundial. Peças idealizadas por grandes agências que até hoje, permanecem no inconsciente popular, ora pela sua criatividade, ora pela sua modernidade, servindo de inspiração pra os novos profissionais que estão chegando ao mercado agora.

Portanto, é correto afirmar que “Criação sem Pistolão” é um achado na área da propaganda. Quase uma galinha dos ovos de ouro no galinheiro de idéias que é o mundo da publicidade.

Um comentário:

Maria Rita Braz disse...

Bruno, parabéns! Vc colocou alma no seu texto. Excelente!
Tb acho este livro um "achado" no nosso galinheiro.
Beijos

 

Creative Commons License Customizado por UsuárioCompulsivo Powered by Blogger