quinta-feira, 11 de setembro de 2008

"Propaganda de A a Z" por Roberta Ramalho

Resenha do livro “Propaganda de A a Z”, como usar a propaganda para construir marcas e empresas de sucesso”, de Rafael Sampaio. - 7º ed. Revista e atualizada. Editora Campus.

O livro apresenta de maneira simples e objetiva toda a estrutura da propaganda no Brasil. Nessa obra encontramos muito bem esclarecidas todas as áreas da propaganda, desde as estruturas das agências, os perfis de anunciantes, a dinâmicas das mídias, os casos mais interessantes até as marcas mais fortes do mercado.

Em um primeiro momento o autor procura definir o que é, de que maneira funciona e qual é o impacto da propaganda. Para tal explica sua origem, descreve cada uma das suas principais tarefas com instrumento de vendas e negócios, esclarece cada um dos processos de realização da propaganda e os princípios que precisa respeitar para atingir os objetivos traçados.

Posteriormente, é trabalhado detalhadamente o perfil do anunciante, (de que forma podem ser segmentadas, quais suas dificuldades e modificações sofridas pelo tempo), e toda a estrutura das agencias de propaganda (como se organizam e funcionam, quais as suas funções, o que cada departamento representa tanto para a própria agência quanto para o cliente).

Em seguida é descrito todo o funcionamento e importância das produtoras e fornecedores especializados, como a produção do som para comercias de rádio, TV ou cinema, as fotografias ou ilustrações, as matrizes, os papeis, etc. E ainda são apresentadas as características e dados básicos dos principais meios publicitários, a maneira pela qual se deve escolher um ou outro meio e que técnicas cada um deles exige para se obter o resultado esperado.

Em um segundo momento, temos as referências de como a propaganda se estabelece em diferentes setores assim como quais caminhos e posturas são melhores aceitos pelo mercado e têm maior possibilidade de sucesso. Para complementar os apontamentos vários casos de propagandas que atingiram ou superaram seus objetivos de comunicação são utilizados como amostragem. E de maneira conclusiva, confirma-se o poder da propaganda em criar grandes marcas.

Os apêndices complementares vêm tratar de maneira mais aprofundada tópicos muito relevantes na construção da propaganda e o glossário de termos próprios enriquece ainda mais a obra.

É possível afirmar que este livro é o manual, como o próprio título sugere, do estudante de publicidade e propaganda além de ser bastante interessante para os já profissionais da área que desejam se manter inseridos nesse mercado.

Rafael Sampaio é fundador e conselheiro editorial da Revista About, vice-presidente executivo da ABA - Associação Brasileira de Anunciantes, membro do Conselho Executivo do CENP e membro do board da WFA - Federação Mundial de Anunciantes. Também preside o Voto Popular; o Festival Brasileiro de Promoção, Embalagem e Design; e o Prêmio About de Comunicação Integrada e Dirigida. É autor também de Marcas de A a Z, ambos editados pela Elsevier/Campus.
Roberta Ramalho - Comunicação Social - UNIPLI.

Um comentário:

Maria Rita Braz disse...

Roberta, excelente resenha. Parabéns! Clara, direta, de fácil leitura, tudo que uma resenha precisa ser. Vc escreve muuuiiiiito bem!
Beijos

 

Creative Commons License Customizado por UsuárioCompulsivo Powered by Blogger