Resenha do livro “Propaganda de A a Z”, como usar a propaganda para construir marcas e empresas de sucesso”, de Rafael Sampaio. - 7º ed. Revista e atualizada. Editora Campus.
O livro apresenta de maneira simples e objetiva toda a estrutura da propaganda no Brasil. Nessa obra encontramos muito bem esclarecidas todas as áreas da propaganda, desde as estruturas das agências, os perfis de anunciantes, a dinâmicas das mídias, os casos mais interessantes até as marcas mais fortes do mercado.
Em um primeiro momento o autor procura definir o que é, de que maneira funciona e qual é o impacto da propaganda. Para tal explica sua origem, descreve cada uma das suas principais tarefas com instrumento de vendas e negócios, esclarece cada um dos processos de realização da propaganda e os princípios que precisa respeitar para atingir os objetivos traçados.
Posteriormente, é trabalhado detalhadamente o perfil do anunciante, (de que forma podem ser segmentadas, quais suas dificuldades e modificações sofridas pelo tempo), e toda a estrutura das agencias de propaganda (como se organizam e funcionam, quais as suas funções, o que cada departamento representa tanto para a própria agência quanto para o cliente).
Em seguida é descrito todo o funcionamento e importância das produtoras e fornecedores especializados, como a produção do som para comercias de rádio, TV ou cinema, as fotografias ou ilustrações, as matrizes, os papeis, etc. E ainda são apresentadas as características e dados básicos dos principais meios publicitários, a maneira pela qual se deve escolher um ou outro meio e que técnicas cada um deles exige para se obter o resultado esperado.
Em um segundo momento, temos as referências de como a propaganda se estabelece em diferentes setores assim como quais caminhos e posturas são melhores aceitos pelo mercado e têm maior possibilidade de sucesso. Para complementar os apontamentos vários casos de propagandas que atingiram ou superaram seus objetivos de comunicação são utilizados como amostragem. E de maneira conclusiva, confirma-se o poder da propaganda em criar grandes marcas.
Os apêndices complementares vêm tratar de maneira mais aprofundada tópicos muito relevantes na construção da propaganda e o glossário de termos próprios enriquece ainda mais a obra.
É possível afirmar que este livro é o manual, como o próprio título sugere, do estudante de publicidade e propaganda além de ser bastante interessante para os já profissionais da área que desejam se manter inseridos nesse mercado.
Rafael Sampaio é fundador e conselheiro editorial da Revista About, vice-presidente executivo da ABA - Associação Brasileira de Anunciantes, membro do Conselho Executivo do CENP e membro do board da WFA - Federação Mundial de Anunciantes. Também preside o Voto Popular; o Festival Brasileiro de Promoção, Embalagem e Design; e o Prêmio About de Comunicação Integrada e Dirigida. É autor também de Marcas de A a Z, ambos editados pela Elsevier/Campus.
O livro apresenta de maneira simples e objetiva toda a estrutura da propaganda no Brasil. Nessa obra encontramos muito bem esclarecidas todas as áreas da propaganda, desde as estruturas das agências, os perfis de anunciantes, a dinâmicas das mídias, os casos mais interessantes até as marcas mais fortes do mercado.
Em um primeiro momento o autor procura definir o que é, de que maneira funciona e qual é o impacto da propaganda. Para tal explica sua origem, descreve cada uma das suas principais tarefas com instrumento de vendas e negócios, esclarece cada um dos processos de realização da propaganda e os princípios que precisa respeitar para atingir os objetivos traçados.
Posteriormente, é trabalhado detalhadamente o perfil do anunciante, (de que forma podem ser segmentadas, quais suas dificuldades e modificações sofridas pelo tempo), e toda a estrutura das agencias de propaganda (como se organizam e funcionam, quais as suas funções, o que cada departamento representa tanto para a própria agência quanto para o cliente).
Em seguida é descrito todo o funcionamento e importância das produtoras e fornecedores especializados, como a produção do som para comercias de rádio, TV ou cinema, as fotografias ou ilustrações, as matrizes, os papeis, etc. E ainda são apresentadas as características e dados básicos dos principais meios publicitários, a maneira pela qual se deve escolher um ou outro meio e que técnicas cada um deles exige para se obter o resultado esperado.
Em um segundo momento, temos as referências de como a propaganda se estabelece em diferentes setores assim como quais caminhos e posturas são melhores aceitos pelo mercado e têm maior possibilidade de sucesso. Para complementar os apontamentos vários casos de propagandas que atingiram ou superaram seus objetivos de comunicação são utilizados como amostragem. E de maneira conclusiva, confirma-se o poder da propaganda em criar grandes marcas.
Os apêndices complementares vêm tratar de maneira mais aprofundada tópicos muito relevantes na construção da propaganda e o glossário de termos próprios enriquece ainda mais a obra.
É possível afirmar que este livro é o manual, como o próprio título sugere, do estudante de publicidade e propaganda além de ser bastante interessante para os já profissionais da área que desejam se manter inseridos nesse mercado.
Rafael Sampaio é fundador e conselheiro editorial da Revista About, vice-presidente executivo da ABA - Associação Brasileira de Anunciantes, membro do Conselho Executivo do CENP e membro do board da WFA - Federação Mundial de Anunciantes. Também preside o Voto Popular; o Festival Brasileiro de Promoção, Embalagem e Design; e o Prêmio About de Comunicação Integrada e Dirigida. É autor também de Marcas de A a Z, ambos editados pela Elsevier/Campus.
Roberta Ramalho - Comunicação Social - UNIPLI.
Um comentário:
Roberta, excelente resenha. Parabéns! Clara, direta, de fácil leitura, tudo que uma resenha precisa ser. Vc escreve muuuiiiiito bem!
Beijos
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