Hugo Rodrigues
O livro “Propaganda de AaZ”, consegue explicar a propaganda de um jeito simples e objetivo, mostrando que ela é ferramenta cada dia mais essencial para o sucesso das empresas e das marcas.
Ela reúne dezenas de especializações que precisam trabalhar em harmonia.
Este livro mostra, justamente, quais são essas especialidades técnicas, profissionais e empresariais, definindo suas funções e tarefas especificas, seu papel no conjunto e na forma de se integrarem com as demais.
Considerado o melhor jornalista brasileiro especializado em comunicação de marketing, Rafael Sampaio consegue abordar a propaganda de forma contemporânea e completa, mostrando como todos os seus detalhes se encaixam e quais as técnicas e recursos que estão sendo utilizados hoje pelos maiores anunciantes, as melhores agências, produtoras e fornecedores e os veículos de comunicação líderes.
Capítulo I – Começa literalmente do começo, mostrando a essência básica da propagada, com todas as suas funções específicas, como garantir a liderança da marca e do produto. Apresenta, também, um pouco da história da propaganda, mostrando que se for usada de forma nova e revolucionária, consegue envolver as pessoas.
Capítulo II – Após a essência, este capítulo apresenta os conceitos básicos, define seus setores e ferramentas de cada um. Mostrando passo a passo o caminho da propaganda, desde quem a faz até quando chega ao consumidor. Apresenta também a diferença entre abordagens formais, aplicadas mais nas mídias impressas e outras em eletrônicas, e retóricas, utilizadas em todas as mídias.
Capítulo III – Apresenta, basicamente, as funções específicas dos anunciantes, que são divididos em termos de tamanho, estrutura e tipo, e sua principal tarefa, que é de gerir a propaganda usando os recursos externos.
Capítulo IV – Mostra o “dia-a-dia” de uma agência de publicidade, como ela se organiza, como funciona e etc. Com seus setores mais “importantes”, como atendimento/planejamento, criação/produção e mídia, além dos setores de administração e apoio.
Capítulo V – A partir deste capítulo, Rafael Sampaio procura explicar as vertentes da propaganda. Neste de número 5, ele mostra como se organizam as produtoras e os fornecedores. Deixando óbvia, a importância das produtoras e fornecedores para se fazer propaganda de alta qualidade.
Capítulo VI – Neste, o leitor aprende, a fundo, sobre os veículos de comunicação, com suas principais características e com as funções dos publicitários da área. O assunto sobre mídia é bastante esmiuçado no capítulo.
Capítulo VII – Mostra a parte mais financeira e econômica da propaganda, apresentando a diferença de propaganda sobre bens de consumo, bens industriais, bens culturais, entre outros.
Capítulo VIII – De forma objetiva, o autor mostra como fazer uma boa propaganda e como obter um bom retorno. Explica as funções de anunciantes e da escolha de uma melhor agência. Até um passo a passo sobre a busca e seleção das agências.
Capítulo IX – Releitura importante sobre os melhores cases dos anos 80 e 90. Possui uma listagem boa, fazendo com que o leitor aprenda sobre a evolução dos jobs nesses últimos anos.
Capítulo X – Em uma “complementação” do capítulo anterior, neste Rafael Sampaio apresenta a força das marcas, mostrando que elas, por muitas das vezes, valem mais do que os produtos em si.
Entre os apêndices, que mostra mais detalhado alguns pontos importantes da e na propaganda, destaco o L – As principais tendências da propaganda, que mostra muito do que o livro serve. Para mim, a leitura me mostrou algo que vem evoluindo, mostra a propaganda ganhando força com a evolução do tempo, e este apêndice me diz sobre como a propaganda está atualmente e poderá vir a ser com um determinado espaço de tempo. Ao ler a análise completa em about.com.br, aprendi muito sobre as “tendências capitais” da publicidade e propaganda mundial.
quinta-feira, 11 de setembro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Descobri, vc é publicitário mesmo! Está enganando o pessoal do jornal (risos)!!!! Concordo que o autor começa pelo começo, só não tinha pensado desta forma!!!!! Adorei. Sempre que falar deste livro vou explicar como vc (risos)!!!!!
Parabéns pelo trabalho.
Beijos
Postar um comentário