quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Hugo Rodrigues - Propaganda de AaZ, de Rafael Sampaio

Hugo Rodrigues

O livro “Propaganda de AaZ”, consegue explicar a propaganda de um jeito simples e objetivo, mostrando que ela é ferramenta cada dia mais essencial para o sucesso das empresas e das marcas.
Ela reúne dezenas de especializações que precisam trabalhar em harmonia.
Este livro mostra, justamente, quais são essas especialidades técnicas, profissionais e empresariais, definindo suas funções e tarefas especificas, seu papel no conjunto e na forma de se integrarem com as demais.
Considerado o melhor jornalista brasileiro especializado em comunicação de marketing, Rafael Sampaio consegue abordar a propaganda de forma contemporânea e completa, mostrando como todos os seus detalhes se encaixam e quais as técnicas e recursos que estão sendo utilizados hoje pelos maiores anunciantes, as melhores agências, produtoras e fornecedores e os veículos de comunicação líderes.
Capítulo I – Começa literalmente do começo, mostrando a essência básica da propagada, com todas as suas funções específicas, como garantir a liderança da marca e do produto. Apresenta, também, um pouco da história da propaganda, mostrando que se for usada de forma nova e revolucionária, consegue envolver as pessoas.
Capítulo II – Após a essência, este capítulo apresenta os conceitos básicos, define seus setores e ferramentas de cada um. Mostrando passo a passo o caminho da propaganda, desde quem a faz até quando chega ao consumidor. Apresenta também a diferença entre abordagens formais, aplicadas mais nas mídias impressas e outras em eletrônicas, e retóricas, utilizadas em todas as mídias.
Capítulo III – Apresenta, basicamente, as funções específicas dos anunciantes, que são divididos em termos de tamanho, estrutura e tipo, e sua principal tarefa, que é de gerir a propaganda usando os recursos externos.
Capítulo IV – Mostra o “dia-a-dia” de uma agência de publicidade, como ela se organiza, como funciona e etc. Com seus setores mais “importantes”, como atendimento/planejamento, criação/produção e mídia, além dos setores de administração e apoio.
Capítulo V – A partir deste capítulo, Rafael Sampaio procura explicar as vertentes da propaganda. Neste de número 5, ele mostra como se organizam as produtoras e os fornecedores. Deixando óbvia, a importância das produtoras e fornecedores para se fazer propaganda de alta qualidade.
Capítulo VI – Neste, o leitor aprende, a fundo, sobre os veículos de comunicação, com suas principais características e com as funções dos publicitários da área. O assunto sobre mídia é bastante esmiuçado no capítulo.
Capítulo VII – Mostra a parte mais financeira e econômica da propaganda, apresentando a diferença de propaganda sobre bens de consumo, bens industriais, bens culturais, entre outros.
Capítulo VIII – De forma objetiva, o autor mostra como fazer uma boa propaganda e como obter um bom retorno. Explica as funções de anunciantes e da escolha de uma melhor agência. Até um passo a passo sobre a busca e seleção das agências.
Capítulo IX – Releitura importante sobre os melhores cases dos anos 80 e 90. Possui uma listagem boa, fazendo com que o leitor aprenda sobre a evolução dos jobs nesses últimos anos.
Capítulo X – Em uma “complementação” do capítulo anterior, neste Rafael Sampaio apresenta a força das marcas, mostrando que elas, por muitas das vezes, valem mais do que os produtos em si.
Entre os apêndices, que mostra mais detalhado alguns pontos importantes da e na propaganda, destaco o L – As principais tendências da propaganda, que mostra muito do que o livro serve. Para mim, a leitura me mostrou algo que vem evoluindo, mostra a propaganda ganhando força com a evolução do tempo, e este apêndice me diz sobre como a propaganda está atualmente e poderá vir a ser com um determinado espaço de tempo. Ao ler a análise completa em about.com.br, aprendi muito sobre as “tendências capitais” da publicidade e propaganda mundial.

Um comentário:

Maria Rita Braz disse...

Descobri, vc é publicitário mesmo! Está enganando o pessoal do jornal (risos)!!!! Concordo que o autor começa pelo começo, só não tinha pensado desta forma!!!!! Adorei. Sempre que falar deste livro vou explicar como vc (risos)!!!!!
Parabéns pelo trabalho.
Beijos

 

Creative Commons License Customizado por UsuárioCompulsivo Powered by Blogger