quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Resenha do livro “Propaganda de A a Z" por Adriano Soares de Mello

“Propaganda de A a Z – Como Usar a Propaganda Para Construir Marcas e Empresas de Sucesso”, Rafael Sampaio – Editora Campus

A propaganda tem como princípios fundamentais a criatividade, a emoção e o interesse baseando-se praticamente na junção de bastante arte e ciência, cuja técnica, há tempos, é muito utilizada fazendo com que sua especialização fique ainda mais intensa, estando presente na vida da sociedade em geral. E é por meio da persuasão que a propaganda promove comportamentos favoráveis aos interesses do anunciante que a utiliza, manipulando de maneira organizada a comunicação visando expandir, corrigir, educar, consolidar e manter mercados.
A propaganda concretiza-se de modo efetivo no veículo de comunicação, que abrange desde um cartaz no muro de uma rua qualquer até uma grande rede de televisão, passando por folhetos, banners, mobiliário urbano, jornal, revista, etc.
Os anunciantes sejam pequenos, médios ou grandes e simples ou sofisticados, em relação a sua estrutura, vive geralmente em um processo de constantes evoluções e aprendizados em relação ao melhor uso da propaganda com o passar dos tempos, tendo como tarefa principal a de gerir sua propaganda fazendo uso dos recursos externos disponíveis.
É inexistente a padronização de uma estrutura publicitária nas empresas, pois depende do modo como a propaganda é utilizada por elas, da totalidade de investimentos realizados e da sua própria maneira de se organizar.
A agência pode ser estruturalmente dividida em áreas de atendimento/ planejamento, que tem o papel de definir precisamente os objetivos a serem alcançados e a estratégia a ser adota, a de criação/produção que é considerada a espinha dorsal de uma agência e tem o dever de tomar o cuidado ao aliar originalidade com compreensão e ousadia com pertinência e a de mídia, responsável por analisar e escolher o melhor meio de comunicação para veicular a propaganda (fora os setores de administração e apoio que são necessários), na qual possui inúmeras funções dentre as quais destaca-se a de criação da propaganda como a mais importante, pois o sucesso e a qualidade de uma agência depende do seu padrão criativo.
As produtoras e os fornecedores são extremamente importantes para se realizar propagandas de alta qualidade, permitindo gerar maior retorno para os investimentos dos anunciantes.
Uma das atividades centrais da propaganda é selecionar a melhor alternativa para atingir seus objetivos através do melhor veículo de comunicação. Para isso é muito relevante o conhecimento dos meios, dos veículos e também das técnicas de mídia, do bom senso, da capacidade de discernir e de ter uma “atitude aberta” no processo de avaliação, análise e definição da melhor opção.
Para obter um maior retorno de propaganda, o anunciante precisa ousar e investir o possível, com sabedoria e responsabilidade, e deixar que profissionais especializados fiquem a vontade para realizar seu trabalho da melhor maneira.Por fim, a propaganda é o resultado culminante de inúmeras variáveis, recursos e talentos possuindo cada um destes fatores uma função específica na qual devem ser combinadas com harmonia e exatidão para alcançarem a meta traçada.
Por fim, a propaganda é o resultado culminante de inúmeras variáveis, recursos e talentos possuindo cada um destes fatores uma função específica na qual devem ser combinadas com harmonia e exatidão para alcançarem a meta traçada.
Adriano Mello Acadêmico do Curso de Comunicação Social da Unipli

Um comentário:

Maria Rita Braz disse...

Adriano, parabéns pela reflexão.
Esse livro é muito importante para nos fazer pensar sobre todas as possibilidades que nossa profissão nos oferece. Espero que tenha gostado!
Bjo

 

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