"Criação Sem Pistolão - Segredos para você se tornar um grande criativo", Carlos Domingos - Ed. Elsevier
No livro Criação Sem Pistolão está contido a chave para o sucesso profissional no ramo da publicidade, voltada para criação, pois Carlos Domingos conta os segredos para um aspirante a publicitário se tornar um grande profissional criativo.
Para transmitir o desejo e a paixão pelo ofício de ser fazer uma boa propaganda aos iniciantes, o autor descreve a personalidade de um profissional de criação, dividindo sua própria experiência, com a finalidade de despertar grandes talentos.
Vale a ressalva de que somente após a segunda metade do século 20 é que houve necessidade de se fazer uso da propaganda criativa, pois os produtos deixaram de ser novidades e foram surgindo diversos concorrentes no mercado, portanto estabeleceu-se a necessidade de diferenciar os produtos, construir marcas e principalmente, ganhar a preferência do consumidor. Diferentemente de como era no período pós Revolução Industrial, onde inúmeros produtos, fabricados em larga escala, eram lançados e anunciados de modo bem simples, óbvios e diretos; bastando apresentar o produto e dizer qual a sua serventia.
Para alcançar um bom resultado, é extremamente importante que o publicitário ligado a área de criação esteja sempre muito bem informado e que possua características como ser curioso, sociável, disposto (bastante) a trabalhar e principalmente amar o seu ofício, além, é claro, de ser criativo.
O principal objetivo de um anuncio publicitário é despertar o interesse de que o assiste, ouve, enfim, varia de acordo com o tipo de mídia na qual foi preferida para veicular a propaganda, uma vez que esta decisão se basearia no foco do seu público alvo, tendo em vista que cada veículo de comunicação possuí uma peculiaridade singular para despertar interesses.
Para se construir um bom anuncio, é fundamental que o briefing seja passado pelo atendimento a criação de modo que o seu conteúdo esteja de fato dotado de informações relevantes passadas pelo cliente, para que possa assim, a criação trabalhar de modo prático, direto e conciso.
Concluo dizendo que "Criação sem Pistolão" é um livro essencial para quem almeja trabalhar na área de publicidade, especificamente na de criação. Comentando sobre a origem da publicidade no país e, posteriormente, sobre questões ligadas a carreira de um publicitário, o autor retrata de modo singular como deve ser a maneira de um profissional de criação trabalhar, como montar um bom portfólio, como um jovem que deseja seguir esta carreira tende a conseguir um estágio e “decolar” numa agência. Enfim, este livro é um homônimo da publicidade que deve ser lido por todos aqueles que almejam o sucesso na área de criação publicitária.
Adriano Mello Acadêmico do Curso de Comunicação Social da Unipli
quinta-feira, 18 de setembro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Adriano, parabéns. Muito bom mesmo.
Gostou da leitura? Amo este livro e uso grande parte como conteúdo das disciplinas. Ele é direto na questão!
Bjo
Livro e muuito bom mesmo,nao da vontade de para de ler.sempre que puder vou ler ele novamente e novamente...a cada vez que ler aprendo uma coisa nova...
Postar um comentário